Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 21 de novembro de 2010

02 de Outubro

1964 – O cargueiro venezuelano “Lerici Seconda” completa sua vigésima (20ª) viagem ao Porto de Santana, carregando manganês com destino ao seu país de origem. O cargueiro veio mantendo seus contato de exportação junto à ICOMI desde abril de 1957, quando aportou pela primeira vez em águas do rio Amazonas.

1965 – Concluído os trabalhos de terraplanagem da área onde será construída a futura fábrica da BRUMASA (Bruynzeel Madeiras S/A), na vila de Santana. Foram fundidas 48 sapatas de concreto para servirem de base para o prédio que tinha em torno de 315m de cumprimento por 53m de largura. Os serviços foram coordenados pelo empreiteiro Manoel dos Santos, tendo sido usado uma patrulha com 06 tratores, 03 motoniveladoras e 06 moto-scrapers, que levaram seis meses para executar os trabalhos.

1966 – Em visita à Vila Dr. Maia, o Bispo de Macapá Dom José Maritano administra o Sacramento da Crisma na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Sant’ anna.

1967 – Os padres Vitório Galliani e Ângelo Consonni são nomeados Pároco e Coadjutor, respectivamente, ambos para exercerem na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (proximidades da Vila Amazonas).

1971 – Para angaria recursos para construção do futuro Templo Maçônico “Acácia do Norte”, ocorre um baile dançante na sede social do Santana Clube (na Vila Amazonas), com a presença de 26 moças desfilando como representantes dos Estados e Territórios Federais do Brasil. O evento teve a apresentação musical do grupo “Os Milionários R-5”.

1987 – A Companhia de Dendê e Pamitos Ltda. (Codepa), pertencente ao Grupo CAEMI, realiza pelo Porto de Santana, o embarque de 1.700 toneladas de óleo de dendê, com destino ao Rio de Janeiro (RJ). A empresa compradora, é a carioca União Fabril Exportadora S/A, que utiliza essa matéria-prima na fabricação de sabões finos para venda no merca nacional e internacional.

1989 – Surge na Escola Anníbal Barcellos (atual Escola Almirante Barroso), o Serviço Técnico-pedagógico dessa instituição.

1999 – Fundada a Associação Beneficente das Pessoas Carentes de Santana (ABEPECS). Sua primeira diretoria é composta por Almir Amaral de Araújo (Presidente) e Amadeu Silva da Costa Júnior (Secretário).

2000 – Rosemiro Rocha Freires é eleito prefeito de Santana com 10.886 votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário