Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

30 de Outubro

1960 – Encontra-se hospedado no CCH da Vila Amazonas, o jornalista-poeta Rogaciano Leite, que esteve nos visitando, com intuito de coletar informações e matérias sobre as atividades da ICOMI no então Território Federal do Amapá, e que posteriormente seriam publicadas nos jornais “O Povo” (Fortaleza-CE) e Jornal do Comércio (Recife-PE).

1971 – Em partida amistosa no estádio “Augusto Antunes”, o Santana Clube vence o time do Payssandu (Belém-PA) por 1 x 0, gol feito por Doca. Juiz: Expedito Ferro.

1978 – Falece em Belém (PA), o Coronel Adálvaro Alves Cavalcanti, ex-secretário do Governo do Amapá

1981 – O Decreto Territorial n. 031 desta data, cria o Distrito Industrial de Macapá (atual Distrito de Santana), abrangendo uma área de 1.300,94 hectares. Na primeira etapa de sua implantação, foram utilizados 463 hectares, sendo 280 para a área-piloto e 183 para área de expansão.

1990 – Em visita ilustre ao Amapá, a 1ª Dama do país e presidente da LBA (Legião da Boa Assistência), Dona Roseanne Collor, lança no município de Santana, a pedra fundamental do prédio onde seria executado o Projeto “Minha gente”, para atender pessoas carentes do bairro Paraíso. A área de construção do projeto foi doada pela Prefeitura de Santana, em conjunto com a LBA, na qual tiveram o apoio garantido do Governo do Amapá para o andamento desse projeto.

2003 – Empossada as 24 conselheiras que compõe o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em Santana, sob a presidência de Kátia Marisia da Costa.

2005 – Realizado no Assentamento Agro-extrativista do Anauerapucu (dsitrito de Santana), o 11º Mutirão Itinerante da Campanha de Documentação da Trabalhadora Rural. O evento ocorre na casa da Dona Dulce, que fica na própria vila rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário