Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Em 1988,...

09 de maio – Através do Decreto Federal nº 96.026 desta data, fica determinada a localização geográfica do recém criado município de Santana. Contem uma área de 1.593km², com os seguintes limites territoriais: ao Norte, com Porto Grande; ao Sul, com Mazagão; ao leste, com Macapá e o Rio Amazonas; e oeste, com Porto Grande e Mazagão. (Diário Oficial da União, 10/05/1988)

01 de julho – Pelo Decreto nº 894/88, o governador do Amapá Jorge Nova da Costa nomeia o professor Heitor de Azevedo Picanço para assumir o cargo de prefeito “pró-têmpore” do recém criado município de Santana. A indicação do professor Heitor partiu do Deputado constituinte Anníbal Barcellos. A posse oficial acontece no dia 08 de julho corrente, numa solenidade ocorrida na sede social do Independente Esporte Clube.

16 de outubro – Um grupo de atletas santanenses funda a Associação Esportiva dos Jovens Unidos de Santana (AEJUS), embrião que dá início para diversas seleções infanto-juvenis do esporte local.

15 de novembro – Realizada a 1ª eleição municipal de Santana, elegendo Rosemiro Rocha Freires com 5.023 votos válidos, derrotando seu adversário Aroldo Góes que obteve 3.280 votos válidos.

19 de novembro – Divulgado os 09 vereadores eleitos no município de Santana, que são: Odenilson Marques Pereira (PL), Claudomiro de Moraes Guedes (PL), Antônio Balieiro de Matos (PL), João Porfírio Freitas Cardoso (PJ), Manoel Rocha Campos (PDT), Francisco das Chagas Rêgo (PDT), Aluízio Lobato Pereira (PDT), Diogo de Souza Ramalho (PMDB), e José Vicente da Silva Marques (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário