Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 8 de janeiro de 2011

Em 2010,...

07 de janeiro – Bancada Federal do Amapá confirma o convênio entre o Governo do Amapá e o Ministério da Defesa, de R$ 6 milhões, para a construção da ponte sobre o Rio Matapí, localizado na Rodovia Macapá-Santana-Mazagão.

14 de janeiro – Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santana, José Conceição, protocola uma Ação Cível na Promotoria de Justiça de Santana, contra a Prefeitura de Santana, que não paga os salários comissionados há mais de cinco meses.

28 de janeiro – Inauguração da agência do Trabalhador em Santana, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

28 de janeiro – Em audiência realizada na Câmara de Vereadores de Santana, prefeito Antônio Nogueira é sabatinado pelo Ministério Público para explicar sobre as questões administrativas que vem ocorrendo em sua gestão e as denúncias de irregularidades apontadas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Santana.

02 de fevereiro – Realizada a primeira cirurgia ortopédica no Hospital Estadual de Santana, sendo feita pelo médico Nonato Guimarães (ortopedista-traumatologista) numa criança de 04 anos, vítima de queda.

09 de fevereiro – Ocorre no plenário da Câmara de Vereadores de Santana, a III Conferência Municipal das Cidades.

23 de fevereiro – Em sessão na Câmara de Vereadores de Santana, o vereador Robson Coutinho (PPS) solicita, em requerimento, que o Conselho de Engenharia e Arquitetura do Amapá (CREA/AP) fiscalize periodicamente as obras que são de responsabilidade da Prefeitura de Santana.

24 de fevereiro – Polícia Federal estoura a Operação “Clavina” e desmonta na Baixada do Ambrósio, uma fábrica ilegal de armamento de fogo, prendendo o aposentado Raimundo Evangelista Oliveira (conhecido “Vandica”) por produzir as armas clandestinamente. No entanto, a família do acusado contesta as acusações e ingressa com uma Ação Judicial contra a Polícia Federal.

27 de fevereiro – Lançamento do Instituto da Ação Social “Jovens Unidos por Santana” (IASJUS).

01 de março – Morre eletrocutado o estudante Raul Soares da Costa 34, que era ritmista da Escola de Samba “Império do Povo“. O estudante morreu quando empurrava um carro alegórico da agremiação para retirá-lo do Sambódromo.

10 de março – Após efetuar inspeção na área interna e externa do Frigorífico Matadouro do Amapá (Frimap), a Promotoria de Justiça e Cidadania da Comarca de Santana interdita o local por não cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre seus proprietários e os órgãos ambientais em 2006.

12 de março – A Faculdade Madre Tereza realiza a formatura das duas primeiras turmas de curso superior de Santana. Foram 24 formandos em Administração e 09 em Matemática.

12 de março – Por decisão da 1ª Vara Federal em Macapá, a União transfere o domínio da Estrada de Ferro do Amapá ao Estado, e com isso extingue o processo que envolvia os governos Federal e Estadual.

12 de março – Inauguração do prédio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santana (CDL).

29 de março – Inauguração da nova agência do Banco do Brasil em Santana, funcionando agora na Av. Castelo Branco, bairro Comercial.

30 de março – Devido ao período chuvoso, uma descarga atmosférica (raio) atinge uma residência no bairro Provedor I, causando apenas danos materiais (rachaduras nas paredes).

05 de abril – Moradores do loteamento “Fé em Deus” recebem a visita do governador Pedro Paulo, onde discute sobre a legalização daquele loteamento e outros problemas da comunidade. O governador prometeu solucionar os problemas discutidos.

09 de abril – O Major PM Admirço de Almeida Ramos assume o comando do 4º Batalhão da PM/Santana.

16 de abril – Inauguração do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Santana (CRAM), contando com a presença da ministra adjunta de Políticas para Mulheres Aparecida Conceição.

18 de abril – A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Santana, juntamente com o Juizado da Infância e Juventude, desencadeia uma ação de fiscalização em motéis, bares, praças, área portuária e boates da cidade, com intuito de combaterem o uso de drogas, prostituição infantil, pedofilia e o consumo de álcool por menores.

27 de abril – Fundada a Associação dos Lojistas da Rua Salvador Diniz (ALOSAD). Primeira presidente é Alclinéia Souza Góes.

01 de maio – Crime bárbaro assusta a população santanense: um bebê recém-nascido é encontrado esquartejado no quintal de uma casa no bairro Nova Brasília. Segundo exames do Departamento da Politec em Santana, o corpo do nascido também apresentava sinais de mordida e muito sangramento. Dias depois, a Polícia Civil de Santana localizou a mãe do bebê, que foi indiciada por crime doloso.

06 de maio – Prefeitura de Santana entrega à população 06 novos ônibus para circulação urbana. Os veículos são da empresa Sião Thur.

27 de maio – Trabalhadores da empresa AMCEL paralisam suas atividades por tempo indeterminado, onde cobram o cumprimento da data-base e reajuste salarial, além da correção da gratificação do abono.

29 de maio – Visitando o Amapá, o ministro do Trabalho Carlos Lupi conhece a sede da agência do Trabalhador de Santana e aproveita para lançar o Programa “Juventude Cidadã”.

02 de junho – Agentes da Polícia Civil cumprem Mandado de Busca e Apreensão de documentos na Câmara de Vereadores de Santana. Na ação, comandada pelos delegados Sávio Alves Pinto e Jurandir Bentes, foi vistoriado todos os gabinetes dos vereadores e preso um funcionário daquela Casa de Leis.

17 de junho – Em Brasília (DF), o senador amapaense José Sarney (PMDB) recebe o Frei Jamilson de Carvalho, onde o religioso apresenta o projeto de construção da Escola de Música da Paróquia de São Pio, no bairro Fonte Nova, em Santana (AP).

23 de junho – Durante uma discussão conjugal, o vigilante José Rodrigues dos Santos, 52, tenta ceifar a vida de sua ex-companheira Carmem Lúcia Cardoso de Almeida, 31, mas o vigilante acaba sendo morto. Na versão de usa ex-amásia, o vigilante teria cometido um suicídio com arma branca (faca).

29 de junho – O Hospital Estadual de Santana ganha um posto avançado para coleta de leite humano e 90 leitos novos.

29 de junho – Comunidade católica de Santana começa a realizar campanha para evitar a retira do Padre Premoli Polidindi da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santana. Os fiéis alegam que “um grupo político” vem tentando tomar decisões pela instituição, sem o consentimento do povo religioso, desrespeitando a opinião daqueles que realizam um bom trabalho social, dando como exemplo o Padre Premoli.

13 de agosto – O Programa “Casamento Comunitário” realiza a união de 300 casais em Santana.

25 de agosto – A empresa cinematográfica “Sincrocine” termina as gravações do filme “Tainá 3” que rodados na Ilha de Santana. A equipe esteve por 32 dias no local e envolveu mais de 40 pessoas nas áreas técnicas.

28 de agosto – A jovem Oricélia Corrêa Borges, 29, desaparece misteriosamente após sair de sua casa, em Santana, com destino à uma concessionária de motocicletas em Macapá.

10 de setembro – Inauguração do novo prédio da Prefeitura Municipal de Santana, funcionando agora na Av. Santana, bairro Paraíso.

12 de setembro – As estudantes Pámela Baia da Silva (9) e Camila Dayane Santana (10) são estupradas e mortas dentro de um balneário situado atrás do Cemitério de Santana.

15 de setembro – O Cônsul Geral-Adjunto do Japão no Brasil Akira kusunoki, entrega um micro-ônibus para a Casa da Hospitalidade.

19 de outubro – Moradores da Baixada do Ambrósio interditam a Rua Cláudio Lúcio Monteiro como forma de protestarem pela falta de água no local.

24 de outubro – Um incêndio consome a área de armazenamento de biomassa da AMCEL, em Santana, causando um efeito de combustão daquele material.

25 de outubro – A estudante Mariana Oliveira Alves (11), da Escola Estadual Izanete Victor dos Santos, em Santana, é escolhida para representar o Amapá na edição 2011 do quadro “Soletrando”, do programa televisivo Caldeirão do Hulk (TV Globo).

09 de novembro – A professora Iraidna Pinheiro Sanches morre durante atendimento no Hospital Estadual de Santana e família denuncia que houve negligência médica.

19 de novembro – Inauguração do Centro Laboratorial do município de Santana. Durante a solenidade, houve atos de manifestação por servidores efetivos e comissionados da área da saúde que protestaram pelo atraso de salários.

22 de novembro – O Corpo de Bombeiros de Santana interdita uma ponte no distrito do Elesbão, devido não apresentar mais condições de uso.

26 de novembro – Governador do Amapá Pedro Paulo inaugura a ponte de concreto sobre o Rio Vila Nova e anuncia a construção de uma ponte idêntica sobre o Rio Matapí.

30 de novembro – Jair Santana é reeleito presidente da Associação de Moradores do bairro “Jardim de Deus”.

16 de dezembro – Sem qualquer Mandado Judicial, fiscais da Prefeitura de Santana derrubam uma obra em terreno particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário