Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 26 de julho de 2011

Chegada das primeiras locomotivas ao Porto de Santana

A foto acima foi registrada no Porto suburbano de Leatron, em Nova York (EUA), na manhã do dia 11 de março de 1955, onde teve a presença do Dr. Augusto Trajano Antunes (diretor-presidente da ICOMI), Mr. HUmmel (US Sttel) e Sr. Lerry James (representante da General Motors-GM, empresa que fabricou as 03 primeiras locomotivas que foram vendidas para a ICOMI, em contrato firmado em 1954).

Essas locomotivas eram tipo diesel-elétricas SW de 1200HP, projetadas por engenheiros-ferroviários da Electro-Motive Division, setor vinculado à multinacional G.M.

Elas vieram diretamente dos EUA para o Brasil, trazidas pelo cargueiro norte-americano Mormacwan, da frota Moore Mc Cormack, chegando ao canteiro de obras do Porto da ICOMI, em Santana, no final da tarde do dia 30 de março de 1955, nessa ocasião meu avô (funileiro-soldador Luís Silva, do quadro da ICOMI) assistiu a chegada desses maquinários e participou do desembarque, onde mais de 40 homens tiveram que usar da força dos braços e de alguns guinchos inconfiáveis para içá-los.

Na foto abaixo, podemos observar ao fundo da imagem que nem sequer haviam casas por onde hoje fica a Avenida Santana.

A chegada dessas locomotivas foram registradas por um repórter da revista "Ferroviária", que tirou diversas fotos do momento do desembarque no cais da ICOMI, na qual seriam depois publicadas na edição de novembro dessa revista, com direito até mesmo a uma extensa reportagem falando das nossas riquezas minerais e das intenções econômicas da mineradora no então Território Federal do Amapá.

Vale ressaltar que o Mormacwan foi o primeiro cargueiro, da linha de transatlânticos estrangeiros, a ancorar no "píer" de Santana, onde também veio trazendo mais de 1.500 toneladas de material destinado à construção da ferrovia Santana-Serra do Navio (entre vigas, dormentes e placas sinalizadoras).


Registro feito na chegada das locomotivas ao Porto de Santana, em 30/03/1955, ocasião em que dezenas de homens ajudaram no desembarque dos maquinários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário