Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 21 de janeiro de 2012

O SERVIÇO HOSPITALAR DA VILA AMAZONAS

O sistema hospitalar implantado pela ICOMI era considerado um dos mais modernos e sofisticados serviços da América Latina. Ao lado, imagens históricas durante exames realizados no Hospital da Vila Amazonas e sua mais recente situação, sob administração da Unimed.



Em fevereiro de 1955, a pedido do Dr. Augusto Trajano de Azevedo Antunes (Diretor-presidente da Indústria e Comércio de Minérios LTDA-ICOMI), é montado no canteiro de obras dessa mineradora um pequeno posto médico para funcionar na área portuária de Santana, que contava com serviços de assistência médico-hospitalar e serviços de assistência na saúde de seus funcionários.

A instalação desse posto coube ao médico paulista Paulo César de Azevedo Antunes – irmão de Augusto Trajano Antunes – formado pela faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo (SP) e pós-graduado em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins (EUA). Paulo Antunes convidou o médico Hermelino Gusmão para juntos planejarem e executarem um completo serviço de saúde empresarial e comunitário a ser desenvolvido em conjuntos residenciais fechados.

Inicialmente, o pequeno posto tinha 06 leitos que atendiam somente os constantes casos de moléstias físicas e doenças tropicais, na qual estas enfermidades sempre predominaram e assolaram o caboclo amazônico. O referido posto funcionava temporariamente ao lado do barracão de Manutenção Ferroviária da ICOMI, situado no canteiro de obras do futuro Porto de embarque de minérios de manganês.

Em 1957, após inúmeros acertos técnicos com a diretoria da ICOMI, o arquiteto paulista Oswaldo Bratke focalizou a área definitiva para a construção de um Centro de Saúde completo na futura vila operária da mineradora, que já vinha sendo erguido nas proximidades do cais da ICOMI (a futura Vila Amazonas).

Em junho de 1958, é criada a Divisão de Saúde e Higiene da ICOMI, sob coordenação do Dr.º Paulo César Antunes, na qual abrangia os seguintes departamentos: Saneamento, Medicina Preventiva e Curativa, Enfermagem e Nutrição. Nesse mesmo ano, é concluído e aberto o Hospital de pronto-atendimento da Vila Amazonas, contendo 18 leitos e um centro cirúrgico para emergências.

Em 12 de agosto de 1959, A Divisão de Saúde e Higiene da mineradora anuncia ter contratado 03 médicos-cirurgiões e 09 enfermeiros (ambos os sexos), todos lotados para trabalhar exclusivamente no Hospital da Vila Amazonas.

Segundo relatórios apontados pela ICOMI, entre os anos de 1960 e 1966, o Hospital da Vila Amazonas atendeu 2.071 casos de internamento emergencial e partos naturais, e efetuou 13 cirurgias de indicação médica. Somente a partir de outubro de 1971, foi autorizado o atendimento externo no Hospital (de pessoas não-ligadas à ICOMI), porém, realizando um número limitado de registros para evitar uma possível sobrecarga de demanda de atendimento (ou seja, haviam cerca de 10 vagas semanais para pessoas que não tinham qualquer vínculo com a mineradora).

Com o encerramento da mineradora no Amapá (a partir de 1998), O Hospital de Vila Amazonas ficou sendo periodicamente arrendado para o Sistema Unimed de Saúde que, em 16 de junho de 2004, firmou um convênio de uso privado para durar até 2016, podendo até ser prorrogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário