Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 18 de setembro de 2012

As Notáveis Visitas Presidenciais em Santana


05/01/1957 - Chegada do Presidente Juscelino Kubistcheck (no meio, de paletó preto) no cais da ICOMI, em Santana, para inaugurar o maior empreendimento de exportação mineral do Amapá.


Durante o período áureo que o extinto Território Federal do Amapá ainda exportava sua maior riqueza mineral (manganês), inúmeras personalidades visitavam quase que semanalmente a nossa região, onde conheciam detalhadamente todas as instalações administrativas e industriais que faziam parte do Projeto ICOMI. 

Mesmo antes de iniciar oficialmente a exportação do minério de manganês (entre 1950 a 1956), diversas autoridades do Estado Maior das Forças Armadas visitavam o canteiro de obras da mineradora que ficaria responsável pela exploração e exportação do nosso manganês pelo prazo de meio século. 

Porém, entre os altos Oficiais e outros chefes ministeriais, o que muito marcaria entre essas ilustres recepções seria as incomparáveis visitas presidenciais, que, além de virem sob uma extensa comitiva, sempre deixava uma imagem positiva em relação ao trabalho desenvolvido pela Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI) na pequena vila portuária de Santana. 

Pelo menos oito (08) Presidentes da República colocaram os pés em nossa humilde cidade, onde puderam conhecer as instalações da mineradora, as vilas operárias mantidas pela mineradora e até receberam presentes por moradores locais. 

1ª Visita Presidencial
Em 05 de janeiro de 1957, o Presidente da República Juscelino Kubistcheck seria o primeiro Chefe da Nação a visita Santana, onde participaria da solenidade inaugural das instalações do Porto da ICOMI, onde acionaria a máquina que transportou o primeiro carregamento de manganês para a rota internacional. 

2ª Visita Presidencial
Em 13 de setembro de 1963, por ocasião em que o Território Federal do Amapá completou duas décadas de criação, o Presidente da República João Goulart esteve visitando o Porto de Santana, onde aproveitou para almoçar com os principais diretores da ICOMI. 

3ª Visita Presidencial
Em 1966 foi a vez do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco que, na tarde do dia 1º de setembro, visitou o Porto Industrial de Santana e posteriormente seguiria para uma visita (não programada) pela Vila Amazonas, onde ali seria presenteado com uma rede produzida pelas artesãs da Assvam (Associação das Senhoras da Vila Amazonas). 

4ª Visita Presidencial
Durante uma visita para inaugurar a nova Usina Termelétrica de Macapá, na manhã de 12 de agosto de 1968, o Presidente da República General Arthur Costa e Silva participou de um banquete oferecido pela diretoria da ICOMI, depois visitou as instalações industriais da Bruynzeel Madeiras S/A (Brumasa) que estava em fase de implantação no então Território do Amapá, assim como também visitou o Porto de embarque de minérios de Santana. 

5ª Visita Presidencial
Durante a década de 1970, somente o Presidente Emílio Garrastazu Médici visitou Santana na tarde do dia 15 de fevereiro de 1973, onde participou de um lanche na Vila Amazonas, indo depois conhecer as instalações da Brumasa e a Usina de Beneficiamento (e pelotização) de manganês, recém-implantada pela ICOMI no início daquele ano. 

6ª Visita Presidencial
Em outubro de 1982, o General João Figueiredo, acompanhado do então Governador do Amapá Comandante Anníbal Barcellos, participou da inauguração da Unidade Integrada de Saúde da Vila Maia, que hoje se tornou o Hospital Estadual de Santana. 

7ª Visita Presidencial
Em julho de 1986, o Presidente da República José Sarney chegou ao então distrito de Santana, acompanhado do governador do Amapá Jorge Nova da Costa, onde conheceria o parque industrial da ICOMI, onde inaugurou a rede de distribuição de alta tensão (um alimentador gerado pela subestação interna da mineradora), gerando energia para os moradores do bairro Jardim Paraíso. 

Durante o processo de redemocratização, surgido após as “Diretas Já”, pelo menos cinco (05) candidatos à Presidência da República percorreram em carreata o município de Santana em 1989. Entre esses presidenciáveis, esteve o alagoano Fernando Collor (eleito para a Presidência do Brasil naquele ano) e o sindicalista Luís Inácio Lula da Silva (Presidente brasileiro de 2003 a 2010). 

8ª Visita Presidencial
Em 20 de dezembro de 2005, o histórico nordestino Luís Inácio Lula seria o único presidente a visitar Santana depois de quase duas décadas. Ver neste link já publicado

Nenhum comentário:

Postar um comentário