Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



segunda-feira, 1 de junho de 2015

01 de Junho (na História de Santana)


O Grupo Escolar Professor José Barroso Tostes foi inaugurado em 1º/06/1963


1951 – Na Capital Federal (Rio de Janeiro), em audiência com o Presidente da República Getúlio Vargas, o deputado federal pelo Amapá Coaracy Nunes, apresenta o resultado dos trabalhos técnicos realizados no Território Federal do Amapá, contendo plantas e projetos da futura Estrada de Ferro do Amapá (EFA) e do cais de minérios em Santana. Os projetos são de autoria das empresas Moran Proctor Freeman, e Hueser e Foley Brothers Incorporações (ambas situadas nos Estados Unidos). 

1958 – No festival esportivo organizado pelo Amapá Clube no Estádio Glicério Marques, o Santana Esporte Clube perde nos pênaltis para o Juventus (placar final de 5 x 4). O juiz da partida foi Lucimar Ribeiro. 

1963 – O Governador do Amapá Raul Montero Valdez inaugura o prédio do Grupo Escolar Professor José Barroso Tostes (atual Escola Estadual Professor José Barroso Tostes), situado na Vila Dr.° Maia. Em estilo bandola, possui 03 salas de aula e uma sala da diretoria. Sua 1ª diretora é a Professora Gentila Anselmo Nobre. 

1969 – Em partida realizada pelo Campeonato Amapaense de Futebol, no estádio Glicério Marques, o Santana Clube vence o Guarany por 4 x 1. Gols feitos por Marco Antônio (2), Haroldo Santos e Lelê (pênaltis) para o “Canário”, enquanto que Zé Airton fez o único tento para o time adversário. Houve a expulsão do zagueiro Mineiro (do Guarany), por desrespeitar o juiz Wilson Sena, que estava sendo auxiliado por Aderbal Lacerda e Serafim Capitulino. 

1973 – Utilizando técnicos que já estavam trabalhando na empresa, a BRUMASA (Bruynzeel Madeireiras S/A) começa a montar sua 3ª linha de produção de compensados em Santana, que passa a proporcionar mais de 30% de empregos e mais de 50% de produtos. Com isso, a empresa que já produzia mais de 30.000 m² de madeira beneficiada, e aumentando sua produção, passaria agora para 45.000m³. 

1979 – É criado no Ginásio Augusto Antunes, o Centro Cívico “Marechal Rondon”, por iniciativa de um grupo de estudantes secundaristas da referida instituição. Seu 1º estatuto possui 45 artigos. (ver Diário Oficial do Amapá 05/11/1980) 

1984 – Encerrado o prazo de validade do contrato firmado entre a ICOMI e o Governo do Amapá, onde o Poder Público tornava-se o mantenedor da Escola da Vila Amazonas (Esvam) pelo prazo de dois (02) anos. A necessidade do acordo foi atender a demanda estudantil de crianças que residiam fora dos limites da Vila Amazonas. O contrato havia sido firmado no dia 10 de dezembro de 1982. 

1994 – O ex-vereador João Porfírio Freitas (conhecido “Popó”) assume a Secretaria Municipal de Cultura de Santana, ocupando a vaga deixada por Fátima Trindade que se manteve no cargo desde agosto de 1993. 

2001 – Uma Reunião do prefeito Rosemiro Rocha e seu secretariado na Biblioteca Pública Municipal discutem ações de combate e prevenção de doenças epidêmicas. O prefeito aproveitou para anunciar a transferência dos funcionários do convênio PMS/Funasa para a equipe de comissionados da Prefeitura de Santana. 

2004 – Inauguração do Pronto Socorro Estadual “Raimundo Cordeiro da Rocha” em Santana, contendo 24 leitos, 03 enfermarias, 02 leitos infantis, 06 leitos adultos e 06 leitos femininos. A obra levou cerca de 400 dias, custando R$ 552 mil com recursos próprios do Governo do Estado do Amapá. 

Vice-governadora do Amapá Dora
Nascimento visitando Santana
2007 – Devido às complicações administrativas, detectadas pela Procuradoria Geral (Prog) da Prefeitura de Santana durante a realização do concurso público municipal, aplicado nos dias 25 e 27 de maio corrente (2007), o prefeito Antônio Nogueira decide anular as provas aplicadas, responsabilizando o IBEG (Instituto Brasileiro de Educação e Gestão) – que estava respondendo pelo processo seletivo – por sua total falta de organização técnica e administrativa. Com isso, o Instituto é indiciado judicialmente pela Prefeitura de Santana por danos causados à administração pública, assim como também prejuízos materiais, morais e contratuais. 

2011 – A vice-governadora do Amapá Dora Nascimento cumpre uma extensa agenda de visitas no município de Santana, onde é recebida pelo prefeito Antônio Nogueira, e conhece as instalações portuárias da Companhia Docas de Santana (CDSA). 

2012 (I) – Inauguração da Casa da Juventude (CAJU), localizada no bairro Nova Brasília. O espaço facilita o acesso do público juvenil à atividades como dança, teatro, música, arte circense, esporte, tecnologia e formação profissional. A obra custou R$ 600 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Santana. 

2012 (II) – A Procuradoria Geral da República no Amapá (PGR/AP) doa ao Abrigo de Idosos da Casa de Hospitalidade de Santana mais de 200 quilos de alimentos. Os produtos – arroz, feijão, leite, entre outros – foram arrecadados durante o 13º Processo Seletivo para estagiários de Direito. O Abrigo de Idosos de Santana funciona há mais de 35 anos sob os cuidados do padre Luigi Brusadelli. A instituição, mantida por doações, acolhe 35 adultos. São idosos, pessoas com doenças mentais e degenerativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário