Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 16 de junho de 2015

16 de Junho (na História de Santana)



Área de lazer histórica de Santana foi reinaugurada em 16/06/2000, passando agora a se chamar Praça "Francisco Corrêa Nobre".



1958 – A Estação Maregráfica Brasileira (EMB) conclui os trabalhos de estudo de análise harmônica do Porto de minérios da ICOMI, em Santana. Os trabalhos haviam iniciado em 24/06/1957 com o objetivo de manter sinalizado o trecho pela Marinha Brasileira. 

1964 – Em visita ilustre ao Amapá, o Embaixador da Iugoslávia, Dr° Marijan Barisic, acompanhado pelo conselheiro econômico da Embaixada, Sr.° Svetozar Markovic, percorre as instalações portuárias da ICOMI em Santana, aproveitando para conhecerem a Vila Amazonas. 

1966 – Em visita ilustre ao Amapá, o representante do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA), Dr° Walmir Falcão, conhece as instalações portuárias da ICOMI em Santana. 

1974 – O jornal semanal “A Voz Católica” desta data, publica um artigo que comenta sobre o crescimento desordenado da pequena vila de Santana (atual município), e a questão da prostituição que já vinha se expandindo nesta região. O artigo é de autoria do padre Ângelo Biraghi. (ver edição 649) 

1983 – O Decreto Municipal n° 63/83-PMS exonera, a pedido, Rosemiro Rocha Freires, da função de Chefe do Matadouro do Distrito de Porto de Santana, em virtude de agora está respondendo a uma vaga de vereador de Macapá. 

1988 – Exonerado o professor Emanoel Justino Odilon Andrade do cargo de diretor da Escola Municipal Augusto, e através do Decreto Municipal n. 796 do mesmo dia, é nomeado o professor Reniraldo de Paula Lima para assumir a vaga. 

1989 – Em Santana, é fundado o Lions Clube Perimetral, sendo também realizada a eleição e posse de sua 1ª diretoria, presidida por Sérgio de Oliveira Coutinho. A solenidade de fundação e posse da diretoria ocorre na sede social do Independente Esporte Clube, na Vila Maia. 

1990 – Realizada a “I Corrida do Amor”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santana. Foram inscritos 65 casais, havendo a distribuição de camisas com a frase “Corrida do Amor”. Houve a premiação para o casal mais original (Javan e Angelital), o casal mais idoso (Iranilde e Manga Rosa), e o casal mais jovem (Andréia Lopes e Edival Oliveira). 

2000 (I) – Lançada a candidatura do deputado estadual Rosemiro Rocha à Prefeitura Municipal de Santana. 

2000 (II) – Reinauguração da Praça Cívica de Santana, agora denominada Praça “Francisco Corrêa Nobre”, dotada de um novo aspecto urbanístico. 

2009 (I) – A Advocacia Geral da União (AGU) realiza, na sede da Justiça Federal em Macapá, uma audiência pública que discute sobre os bens deixados pela ICOMI no Amapá. O objetivo do encontro foi resolver o impasse sobre quem ficaria com os imóveis (Poder Estadual ou Federal). 

2009 (II) – Uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Santana, discute o horário de fechamento de bares e boates do município. Além do interesse parlamentar, há também o incentivo da Polícia Civil e um Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular, contendo 4.000 assinaturas, para rediscutirem o assunto que, inclusive estava regimentado por uma lei municipal.
Até então, os bares funcionavam até às 3hs da manhã, as boates iam até 4hs e as lanchonetes e restaurantes ficavam abertas até 1h da madrugada. Com a nova proposta apresentada na Câmara de Vereadores, as boates deveriam fechar até às 2hs, enquanto que os bares, lanchonetes e restaurantes funcionariam até às 23hs. No entanto, dois dias depois (em 18 de junho corrente), o referido PL foi arquivado por decisão do próprio legislativo santanense, que alegou ter encontrado erros que “ferem” os termos constitucionais, no que causaria sérios prejuízos para os comerciantes locais, que teriam que demitir dezenas de pessoas que trabalham no horário noturno. 

2010 (I) – A Prefeitura de Santana lança o Programa “Segundo Tempo”, para atender 2 mil jovens santanense. O evento ocorre na antiga sede do Independente Esporte Clube. Na oportunidade, são apresentadas as equipes técnicas e de monitores responsáveis pelo acompanhamento das crianças durante a execução do Projeto. O objetivo do programa foi democratizar o acesso e estimular a prática esportiva dos alunos da educação básica e superior.
Vinte (20) núcleos distribuídos em 10 espaços físicos no município santanense ficam disponíveis para receber as ações esportivas previstas, como futsal, futebol, voleibol, dama, xadrez e outras atividades complementares, como capoeira que são as modalidades desenvolvidas como práticas esportivas educacionais nos núcleos do programa. 

2010 (II) – O procurador-geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis, junto com o promotor de Justiça Milton Ferreira, coordenador da Promotoria de Justiça de Santana, sugerem através de ofício ao governador do Estado, Pedro Paulo Dias, que inclua entre as prioridades de seu atual plano de governo a conclusão da obra da Escola Estadual do Elesbão, localizada no município de Santana. Esta reivindicação foi apresentada pelas lideranças comunitárias durante uma audiência pública promovida pelo programa “MP Comunitário” em Santana. A obra está paralisada, em fase de conclusão. Na localidade funciona uma escola de madeira, em condições precárias, pondo em risco a segurança de professores e alunos. A escola atual comporta 400 estudantes, enquanto a nova atenderá mais de mil alunos. 

2012 – A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Cidadania da Comarca de Santana, ajuíza uma Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa contra o prefeito José Antônio Nogueira e os procuradores do município de Santana. O prefeito utilizou a Procuradoria do Município para efetuar sua defesa particular em diversas ações de improbidade ajuizadas contra ele. Segundo a promotora, a utilização dos serviços da Procuradoria de Santana pelo Prefeito, em benefício próprio, gera prejuízo ao erário e, portanto, entre os pedidos apresentados na Ação de Improbidade, há o ressarcimento e a perda da função pública. 

2014 – A Prefeitura de Santana assina convênio com a Caixa Econômica Federal, no valor R$ 4 mil, destinados à construção do 1º Centro de Integração Poliesportivo do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário