Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 20 de junho de 2015

20 de Junho (na História de Santana)



Ministro dos Esportes Agnelo Queiroz esteve no município de Santana (AP) em 20/06/2005, lançamento o programa "Segundo Tempo".



1955 – Um grupo composto de 18 alunos da Escola Superior de Guerra (ESG) visita o canteiro de obras da mineradora ICOMI no Território do Amapá, conhecendo as obras do cais de minérios em Santana, e assistindo uma palestra proferida pelo engenheiro Augusto Trajano Antunes, que explanou sobre as atividades da empresa no Amapá. 

1957 – Deixa o porto de minérios da ICOMI em Santana, o cargueiro Menits, carregando 370 mil toneladas de minérios de manganês com a base de 49% do referido teor (manganês puro), significando, em divisas, mais de US$ 19 milhões de dólares. Esse seria o 38° cargueiro a deixar o Amapá, carregado de manganês para o exterior. 

1969 – Em visita ao Território do Amapá, uma comitiva de 70 Oficiais da Escola de Guerra Naval, comandada pelo Almirante Jurandyr C. Muller de Campos (diretor da referida escola da Marinha de Guerra), conhecem as instalações industriais da BRUMASA e da ICOMI, ambas situadas em Santana. 

1993 – O Departamento de Assistência às Unidades de Saúde da Prefeitura de Santana divulga as atividades dos quatro (04) centros de saúde da área urbana e de 06 da zona rural, realizadas no 1° semestre daquele ano. Foram feitos 1.194 atendimentos de consulta, 979 curativos, 780 exames de tipagem sanguínea, 501 injeções aplicadas, 599 vacinas diversas, 40 visitas domiciliares, 07 preparações de laminas no combate à malária. 

1996 – Surgem as primeiras notícias de tentativa de sequestro infantil que logo assustam a população santanense quando o menor M.S.C., 11 anos, é misteriosamente sequestrado no bairro Elesbão, sem deixar pistas. 

1997 – Engenheiros de duas Secretarias Estaduais (Setrap e Seinf) vistoriam a construção de uma ponte paralela à já existente no distrito de Igarapé da Fortaleza, que irá servir para o trânsito de veículos se manter normal durante a demolição da antiga ponte (de madeira) e na construção de uma nova ponte, agora de concreto armado. 

2001 – A Lei Municipal n° 498/01-PMS desta data, transforma as áreas de ressacas, que se encontram localizadas dentro do perímetro urbano de Santana, em patrimônio ambiental do município. 

2005 – Em visita ao Estado do Amapá, o ministro dos Esportes Agnelo Queiroz, implanta o Programa Federal “Segundo Tempo” nas escolas do município de Santana. 

2007 – Ocorre no auditório da Casa Brasil de Santana, o I Seminário de Preservação do Patrimônio Cultural, promovido pela Prefeitura de Santana, onde discutem os problemas que afetam a política de preservação cultural do segundo maior município do Amapá. O evento conta com a presença de universitários, produtores culturais, profissionais da área de turismo e outros relacionados à cultura local. 

2008 (I) – Cerimônia de entrega do prédio próprio do Instituto de Previdência do município de Santana (Sanprev). O órgão já funcionava anteriormente no mesmo local, mas em regime de aluguel, e agora havia sido adquirido sob compra imobiliária. O prédio tem 10 dependências para 28 funcionários lotados, estando 90% informatizado. 

2008 (II) – Brasília (DF). Através de emenda empenhada pela Deputada Federal Janete Capiberibe (PSB), o Ministério das Cidades e Tecnologia libera R$ 292,5 mil para a implantação de centros de inclusão social no município de Santana (AP). 

2009 – A judoca santanense Jéssica Azevedo (do Clube de Judô “Ronildo Nobre”) conquista a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15, realizado em São Luís (MA). 

2012 – Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), o município de Santana fica com 13 vagas de vereadores para sua Câmara Municipal a partir das eleições deste ano (2012). Segundo o relator do processo, juiz Ernesto Colares, a decisão atende um pedido da própria Casa de Leis do Legislativo santanense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário