Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sexta-feira, 26 de junho de 2015

26 de Junho (na História de Santana)



Ministro da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca da Presidência da República Altemir Gregolin, visita Santana em 26/06/2008.



1955 – Atracado no canteiro de obras do Porto da Indústria e Comércio de Minérios Ltda. (ICOMI), em Santana, o navio brasileiro lóide “Nicarágua”, contendo 2.867 toneladas de trilhos e cargas para ICOMI. 

1960 – Um grupo formado por 19 Oficiais da Escola Superior de Guerra (ESG) visita as instalações portuárias da ICOMI em Santana, onde almoçam no staff da mineradora, acompanhados por diretores da empresa. 

1964 – Ocorre no Cine Territorial, a solenidade diplomação do Curso de Aperfeiçoamento de profissionais de Macapá, promovido pelo Centro de Pesquisas Educacionais “Professor Queiroz Filho”. Da Escola da Vila Amazonas (Esvam), 05 educadoras fizeram o curso, entre elas, as professoras Ida Rossi e Maria Aparecida Arruda. 

1967 – A Prefeitura de Macapá institui uma Taxa de Abate de gado na vila portuária de Santana, estabelecendo alíquota de cobrança em 4% sobre o salário mínimo.
O prefeito de Macapá Augusto Fernando Porto considerou que devido ainda não haver matadouro próprio na vila portuária, a mão-de-obra para o abate ocorre por conta dos próprios marchantes, e tal decreto atende a uma solicitação justa dos marchantes dessa localidade. (ver Decreto Municipal 048/67-PMM) 

1970 – O Governador do Amapá General Ivanhoé Martins autoriza a construção de um Posto Rodoviário no km-13 da estrada Macapá-Santana. 

2006 – Inauguração do prédio do Superfácil de Santana. O local abriga 23 instituições estaduais e federais, com uma equipe de trabalho formada por 120 santanenses que depois de selecionados passaram por um treinamento que durou três meses. 

2007 – A Companhia Docas de Santana (CDSA) anuncia a implantação de um plano de expansão portuário, em virtude do aumento na movimentação de cargas em suas instalações. Até então, as Docas de Santana tinha capacidade para o armazenamento de 900 contêineres comerciais. O presidente da CDSA é o Engenheiro José Adeilton Leite. 

2008 (I) – Em visita ao Amapá, o ministro da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (Seap) da Presidência da República Altemir Gregolin, reúne-se com lideranças estaduais e santanenses em visita às obras do Terminal Pesqueiro de Santana, onde também discute sobre políticas para o segmento pesqueiro no Amapá. 

2008 (II) – A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santana (AP) concede à transexual operada amapaense Verônica Oliveira de Moraes o direito de adotar uma criança de nove meses de vida. Verônica foi uma das primeiras transexuais a serem reconhecidas pela justiça brasileira como mulher, depois de ter se submetido à cirurgia de transgenitalização. O juiz auxiliar Luiz Nazareno Borges Hausseler foi o responsável pela sentença que, para chegar à tal decisão, declarou que a opção sexual de Verônica não comprometeu o desejo de ser mãe e cuidar da criança como se fosse sua filha. O pedido de adoção foi concedido provisoriamente em outubro de 2007, quando a criança lhe foi entregue com poucos dias de vida por uma amiga. 

2009 – Técnicos ligados ao Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) visitam a Lixeira Pública de Santana, para discutir estratégias que possam sanar alguns problemas que colocam em risco a população santanense. Os técnicos elaboram um relatório dessa visita, que é diretamente entregue ao governador Waldez Góes, onde solicitam que os lixos retirados da cidade de Santana sejam depositados no aterro controlado da capital. Até então, Santana produzia cerca de 50 toneladas de lixo diariamente. 

2014 – O governador Camilo Capiberibe lança as obras de construção do Centro de Arte e Cultura do município de Santana, a ser erguido no centro da cidade. A obra é uma indicação da emenda parlamentar do deputado Bala Rocha e tem como financiadores o Governo Federal, por meio do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa, e o Governo do Estado com R$ 1,1 milhões em contrapartida.
A obra será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura ao valor total de R$ 2.793,950,32. O prazo de execução seria de oito meses. O Centro, que terá um auditório para 135 pessoas, oferecerá cursos artesanais, confecção de roupas e uniformes, técnico em eletricidade, primeiros socorros, mecânica, serigrafia, carpintaria, informática, saúde e segurança no trabalho. Terá também espaço para exposições, seminários, workshops, e reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário