Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 27 de junho de 2015

27 de Junho (na História de Santana)



Grupo de Escoteiros santanenses "João Gualberto da Silva", fundado em 27/06/1963.


1963 – Fundado na Vila Amazonas, o Grupo de Escoteiros “João Gualberto da Silva”. A idéia partiu do funcionário da ICOMI Hilkias Alves de Araújo, que já integrava, em Macapá, um dos grupos de escoteiros regionais ali existentes. O nome do grupo foi dado em homenagem póstuma a um saudoso escoteiro que de uma feita lhe salvou a vida. 

1991 – Fundada a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Afonso Arinos de Melo Franco (na área portuária de Santana). Seu primeiro presidente é Maria Regina Balieiro dos Santos. 

2008 (I) – Através da Lei Municipal n.° 814/08-PMS desta data, reconhece no âmbito do município de Santana, a atividade exercida por vendedores ambulantes, institui o Alvará Especial para o seu exercício, estabelece normas e critérios para sua concessão, suspensão e cassação, e dá outras providências. 

2008 (II) – Lançada a candidatura do deputado Federal Sebastião “Bala” Rocha (PDT) à Prefeitura de Santana, tendo o empresário Mário Fáscio como vice-prefeito na chapa. 

2009 (I) – Solenidade de reinauguração da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nas proximidades da Vila Amazonas. 

2009 (II) – Depois de ficar quase uma década afastado dos campos de futebol, o Santana Esporte Clube retorna após reorganizar sua administração e eleger sua nova diretoria esportiva, colocando Gerson Fernandes (ex-presidente do Amapá Clube) na presidência da agremiação e o advogado Gerônimo Acácio na vice-presidência. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sr. Amiraldo Favacho torna-se presidente do Conselho Deliberativo do “Canário”. 

2013 – A Polícia Técnico-científica do Amapá (Politec/AP) conclui o resultado dos exames de DNA que identificou a 4ª vítima da tragédia do desabamento do porto da mineradora Anglo American, ocorrido na madrugada do dia 28/03/2013. Os restos mortais eram do operário Pedro Coelho Ribeiro, irmão de Reginaldo Ribeiro, viúvo da vice-prefeita do município de Santana Roselina Matos, que havia falecida no dia 13 de fevereiro corrente. Ver 03.06.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário