Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



segunda-feira, 29 de junho de 2015

29 de Junho (na História de Santana)



Representando o Amapá, Maria Natividade foi escolhida pelo Independente Esporte Clube, em 1974.



1958 – Prosseguindo com a rodada do “Torneio da Saudade”, no Estádio Glicério Marques, o Santana Esporte Clube e Amapá Clube terminam em 0 x 0. Na arbitragem: Francisco Sales (juiz), auxiliado por Fernando Franco e Carlos Brito. 

1969 – Iniciando a 8ª rodada do Campeonato Amapaense de Futebol, no Estádio Augusto Antunes (Santana), o “Canário” derrota o Independente Esporte Clube por 3 x 1. Na arbitragem estavam: Expedito Ferro (juiz), auxiliado por Valdir Sena e Flávio Teixeira. 

1974 – A diretoria do Independente Esporte Clube (IEC) homenageia a sua representante Natividade Pombo, eleita então “Miss Amapá-74”, com a realização de um coquetel em sua sede social, na Vila Maia. Na ocasião, a jovem Natividade Pombo receberia das mãos da Srª Vanísia Bernardo uma bonita corbelha (buquê) de flores como símbolo de agradecimento por representar a instituição esportiva. 

1999 – Em Brasília (DF), o Senado Federal aprova o Decreto Legislativo n. 049 desta data, que outorga concessão à empresa “Beija-Flor de Radiodifusão Ltda”, para explorar o serviço de radiodifusão sonora em ondas médias na cidade de Santana, no Estado do Amapá. (Diário Oficial do Amapá, de 30/06/1999). 

2001 – O diretor da Escola Estadual Anníbal Barcellos, professor Aroldo Vasconcellos, envia o Ofício n.° 0142/01 à Secretaria de Estado da Educação (Seed), onde descreve sobre sua opinião em mudar o nome daquela escola para “Escola Millenium”.
O motivo da mudança do nome do educandário trata-se de haver um Decreto Federal que proíbe dar nome de pessoas vivas à bens públicos e logradouros. 

2003 – A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) registra o furto de quase 500m de cabos elétricos de alta tensão que atendiam ao Ramal do distrito do Delta do Rio Matapí. Segundo a CEA, foram dois furtos em menos de um dia, causando a falta de energia por mais de 10 horas, ficando prejudicada em torno de 2.400 famílias. 

2006 – Lançamento da 2ª edição da Revista do Plano Diretor Participativo de Santana (PDP-STN), de iniciativa da Prefeitura de Santana. A revista tem como enfoque principal a Leitura da Cidade, onde busca identificar e entender os conflitos e problemas do município, tanto na área urbana, como na área rural, visando soluções concretas, simples e viáveis. 

2007 – A Prefeitura de Santana inaugura a nova rampa de acesso dos catraieiros da área portuária, beneficiando 35 catraieiros da região e mais de 4 mil moradores da Ilha de Santana. A nova rampa (em madeira) possui 25m de comprimento, 3m de largura e um corrimão central, ficando sua manutenção sob responsabilidade da Associação dos Catraieiros de Santana. 

2008 – Lançada a candidatura de Rosemiro Rocha (PTB) à Prefeitura de Santana. 

2009 – Mais de 200 moradores invadem uma área no bairro Nova União, onde ali seriam construídos um centro de lazer e uma creche pela Prefeitura de Santana para atender a população. Como o local estava abandonado há anos, os invasores se mantiveram no espaço até o dia 02 de julho corrente, quando foram retirados por determinação judicial da Prefeitura, que retomou com a construção de uma creche no local. 

2010 (I) – O Hospital Estadual de Santana ganha 90 novos leitos, adquiridos pelo Governo do Amapá. A aquisição dos novos leitos foi através de uma emenda parlamentar do deputado federal Bala Rocha, no valor de R$ 800 mil. 

2010 (II) – A comunidade católica de Santana começa a realizar uma campanha para evitar a retirada do padre Premoli Polidindi, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santana. Os fiéis alegam que “um grupo político” vinha tentando tomar decisões pela instituição, sem o consentimento do povo religioso local, desrespeitando a opinião daqueles que realizam um bom trabalho social, dando como exemplo o Padre Premoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário