Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



domingo, 12 de julho de 2015

12 de Julho (na História de Santana)


Prefeitura de Santana entrega 06 novas casas populares no Delta do Matapí-Mirim.


1958 – Em jogo amistoso realizado no Estádio Municipal de Macapá, o Santana Esporte Clube vence o Santa Cruz por 3 x 0, gols feitos por Pedro Bala (2) e Joãozinho. Na arbitragem estava Francisco Lima, auxiliado por Bibito e Carlos Brito. 

1983 – A Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI) vem solicitando junto ao Governo Territorial do Amapá, uma autorização para expansão da Vila Amazonas, constituindo agora de 332 para 472 lotes de moradias. (ver Diário Oficial do Amapá, de 15/07/1983). 

1996 – A empresa Nortran, de Santana, compra um avião do Governo do Estado do Amapá em leilão realizado no Palácio do Setentrião. 

2001 – Em sessão na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Randolfe Rodrigues (PT) denuncia que o relatório da Universidade Federal do Pará (UFPA) aponta que “das 100 pessoas pesquisadas em Santana (no bairro Elesbão), algumas já apresentavam lesões na pele, tendo até relatos de mortes relacionadas à contaminação por arsênio, como aborto e câncer. Pelo menos 44 pessoas relataram mortes na família: 37 casos de aborto e 25 de câncer”.
De acordo com o relatório – que estava assinado pela diretora do Departamento de Química da UFPA, Simone Pereira – 98% dessas pessoas apresentavam índices de contaminação acima do estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

2012 – A Prefeitura Municipal de Santana entrega mais 06 novas casas populares no Loteamento Vale das Bênçãos, situado no distrito rural do Delta do Matapí-mirim. Com essas, agora somam 41 unidades habitacionais já entregues pelo Poder Municipal de Santana desde setembro de 2010. Cada casa popular que foi entregue custou cerca de R$ 25 mil, havendo na parte interna: 02 quartos, 01 sala de entrada, 01 cozinha, 01 conjunto sanitário e área de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário