Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



segunda-feira, 13 de julho de 2015

13 de Julho (na História de Santana)



Assentamento dos trilhos na ferrovia que liga Porto de Santana a Serra do Navio, em 1956.


1953 – O navio “Hildebrand”, da frota de navegação da Booth Line, atraca no Porto de Santana, vindo carregar 150m³ de madeira destinada a Leixões. De origem britânica, o navio vinha sendo comandado pelo Almirante J. Whaynan, deixando o Território do Amapá no dia seguinte (14). 

1966 – Em visita ao Amapá, uma turma contendo 29 estagiários da Escola Superior de Guerra, dirigida pelo Brigadeiro Henrique Fleuss, conhece as instalações da ICOMI em Santana e jantam na Vila Amazonas. 

1969 – Levantado o cruzeiro eclesiástico para a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde hoje está situado o Mercado Municipal de Santana, mas a Prefeitura de Macapá embargou a referida obra. 

1980 – Iniciada a construção da Capela do Bom Samaritano, no atual distrito do Elesbão, toda em madeira, tirada da antiga Casa de Campo dos Padres da Ilha de Santana. O telhado dessa capela é de chapas de brasilit. 

1991 – No distrito rural do Igarapé do Lago, ocorre a inauguração do sistema de abastecimento de água local, com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais. 

2002 – A Prefeitura de Santana realiza a “1ª Ação Comunitária” do município, ocorrida na Escola Municipal Professora Maria Ilnah de Almeida, no bairro Provedor I. Foram registrados mais de 1.000 atendimentos. 

2010 – Segundo o Tribunal Regional do Amapá (TRE/AP), existem 64.029 eleitores aptos no município de Santana a votarem nas eleições estaduais deste ano, correspondendo a 15,22% de todo eleitorado amapaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário