Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 14 de julho de 2015

14 de Julho (na História de Santana)



Empresário Augusto Trajano Antunes (1906-1996), grande influência no mercado mineral e empresarial do Brasil entre as décadas de 1940 e 1980.

1632 – A nau (pequena embarcação), navegada pelo Comandante Roger Fray, é abordada pelo Capitão Aires de Souza Chichorro, vindo o Comandante Fray a morrer em combate, com tal episódio marca o fim das pretensões britânicas de estabelecer-se na Amazônia, em terras hoje amapaenses. 

1953 – Rio de Janeiro (RJ). O Tribunal de Contas da União julga o termo aditivo ao contrato de exploração do minério de manganês do Território do Amapá, aprovando-o por 04 votos contra 02. 

1962 – O Jornal “AMAPÁ” desta data, publica uma extensa reportagem sobre a implantação da Bruynzeel Madeiras S/A (Brumasa) no Território Federal do Amapá, de iniciativa dos senhores Van Pelt (Presidente do Suriname) e Hans Rodenhnnis, e sobre as perspectivas positivas para a economia do Amapá. (ver edição 1171) 

1992 – É regulamentada a 1ª Lei Orgânica do Município de Santana, contendo 173 artigos, seu Relator Geral foi o vereador Odenilson Marques. O Presidente da Câmara de Vereadores de Santana era o vereador Francisco Rêgo. 

1998 – Em solenidade realizada em frente ao portão principal da ICOMI, o prefeito de Santana Judas Tadeu Medeiros apresenta a nova frota de maquinários para a coleta de lixo do município. Na mesma ocasião, a frota de ônibus da empresa “Cidade de Santana” aumenta de 12 para 17 coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário