Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



quarta-feira, 22 de julho de 2015

22 de Julho (na História de Santana)


Senador amapaense João Capiberibe participa do lançamento do Portal da Transparência da Prefeitura de Santana, em 2011.


1991 – Reinauguração da Escola Estadual Professora Joanira Del Castillo, no bairro Nova Brasília, agora atendendo cerca de 2 mil alunos de 1ª a 8ª série, bem como o Jardim de Infância e supletivo, todos distribuídos nos três turnos. 

1993 – Em sessão na Câmara Municipal de Santana, o vereador Aldenor Rebelo (PTR) comenta sobre a sua análise positiva quanto aos trabalhos desenvolvidos pelo legislativo municipal e pela Prefeitura de Santana (tendo como gestor Geovani Borges) nos primeiros 06 meses daquele ano, na qual constatou suficientes para comprovar que a segunda maior cidade do Amapá podia sobrevir sem precisar “se humilhar” ao Governador do Estado (Comandante Anníbal Barcellos), que não vinha dando qualquer apoio financeiro ao município. O vereador aproveitou a ocasião e ressaltou também que a Prefeitura de Santana precisava fazer alguns acertos em seu sistema de fiscalização tributária, para não permitir a evasão de sua Receita. 

1997 – A Câmara Municipal de Santana têm seus telefones internos e a energia elétrica cortada devido a falta de pagamento. No dia seguinte, o fornecimento de água também é cortado. O presidente da Câmara era o vereador João Batista “Bariloche”. 

2007 – Atracado no Porto de Santana desde o dia anterior (21/07), o Navio Hidrográfico “Sirius”, da Marinha Brasileira, é liberado para visitação pública. O navio veio ao Amapá para dar continuidade aos trabalhos de levantamento náuticos e hidrooceanográficos da Barra Norte do Rio Amazonas. O trabalho visa medir as profundidades e mudanças de posições, o que gera informações para os mapas da navegação do país. O navio fica atracado em Santana até o dia 25/07/2007. 

2010 – Em audiência realizada na 3ª Vara Cível da Comarca de Santana, comerciantes da Feira do “Mete a Mão”, na área portuária de Santana, não aceitam a proposta indenizatória apresentada pela assessoria jurídica da Prefeitura de Santana, em pagar R$ 5 mil para os pequenos comerciantes deixarem o local onde estaria sendo construído o Shopping Popular do município. Segundo Benedito de Melo, que preside a Associação dos Micros Empreendedores de Santana, “o valor é irrisório e não atenderia as necessidades já investidas pelos comerciantes”. Com isso, o processo continua até hoje tramitando na referida Vara Cível. 

2011 – Lançado o Portal da Transparência da Prefeitura de Santana, numa parceria entre o Executivo Municipal e o Governo do Amapá, através do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (do Prodap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário