Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



sábado, 25 de julho de 2015

25 de Julho (na História de Santana)


A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) admite ter errado em leituras de faturas de milhares de consumidores que residem em Santana. Fato ocorrido em julho de 2011.


1953 – Rio de Janeiro (RJ). O conselheiro do Tribunal de Contas da União (TCU), Silvestre Péricles de Góes Monteiro, consegue que o TCU votasse contra a concessão de construção da futura Estrada de Ferro do Amapá para a ICOMI, com base na alegação (erradamente) de que a referida ferrovia cruzaria terras da faixa de segurança nacional (a menos de 100km de fronteiras internacionais). A ICOMI recorre da decisão, e o TCU aprovado o pedido da mineradora, embora o conselheiro Silvestre Péricles mantivesse o seu voto contrário. 

1955 – O embaixador nipônico no Brasil, Dr.º Yoshiro Ando, e sua comitiva, visitam o canteiro de obras do cais da ICOMI em Santana. 

1961 – Na Ilha de Santana, 42 crianças fazem a 1ª comunhão, com a presença de seus pais. O evento acontece numa das salas da escola da ilha, que foi especialmente decorada pelas professoras Eudoxias e Isabel. 

1996 – O Juiz da comarca de Santana, Décio José dos Santos Rufino, prolata a sentença de apreciação dos pedidos de candidaturas e prefeitos e vereadores no município de Santana. Dos 141 pedidos para vereadores, foram deferidos 133 pedidos e 08 indeferidos. 

1997 (I) – Com dois meses de salários atrasados, servidores que prestam serviços na Câmara de Vereadores de Santana protestam em frente ao prédio do legislativo municipal. Ver dia 22.07.1997. 

1997 (II) – O Departamento de Mineração da Coordenadoria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (Ceicom) vêm realizando um levantamento das reservas de argilas nas olarias de Santana, como forma de descobrir a quantidade de argila existente e o tempo de duração de suas reservas. 

2005 – Iniciado no Campus Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap) de Santana, o I Seminário Interno sobre o Plano Diretor, promovido pela Prefeitura de Santana, com encerramento para o dia 27 de julho corrente. 

2007 – Por determinação da Promotoria da Cidadania do município de Santana, uma equipe de fiscais do Ministério Público Estadual (MPE), acompanhado de integrantes do Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP), fazem uma inspeção técnica e administrativa em seis (06) unidades de saúde de Santana, onde constataram diversas negligencias, como: falta de médicos, serviços de laboratórios e curativo. A vistoria resulta em um relatório técnico enviado para o MPE, que cobra da Secretaria Municipal de Saúde de Santana providências sobre a situação. 

2011 – A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) admite erro no envio de cobranças indevidas aos consumidores de Santana. A afirmação teria sido motivada a partir de denúncias publicadas pela imprensa local dias antes. O acréscimo observado nas faturas teria sido originado pela falta de leituristas e de um cálculo de consumo abrangendo seis meses.
Consumidores reclamaram no posto de atendimento da Companhia do recebimento de faturas com até 90% de aumento. Segundo o gerente da CEA em Santana, José Soares, desde o mês de Dezembro, a companhia estaria sem profissionais para fazer a leitura dos registros. Existe uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que impede as concessionárias de realizar cobranças quando as falhas para a manutenção do serviço partir das próprias companhias de distribuição. Esta resolução prevê ainda que na ausência de leituristas, a empresa faça a cobrança de três meses anteriores ao período decorrente. 

2012 – O Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da vice-governadora Dora Nascimento, que na ocasião representou o governador Camilo Capiberibe, participa da escala inaugural do armador da companhia francesa CMA CGM, na Companhia Docas de Santana (CDSA). A partir deste momento, o Amapá passa a contar com uma nova linha de navegação marítima comercial CMA CGM, que colocará o Estado em contato com mais de 150 países. A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Companhia de Gerência Portuária do Suriname (Paramaribo), Drs. John Defares, que veio a convite do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), José Reinaldo Picanço, na intenção de se integrar e futuramente colocar o Suriname na rota comercial do Porto de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário