Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



segunda-feira, 27 de julho de 2015

27 de Julho (na História de Santana)


Incêndio coletivo ocorrido em 27/07/2007 na área portuária de Santana. Este foi o 3º maior incêndio registrado no município.



1964 – Fundada em Santana, a Companhia Progresso do Amapá (Copram). A nova empresa, também pertencente ao Grupo CAEMI, tinha por objetivo o estudo de problemas econômicos investimentos no então Território Federal do Amapá, tornando-se um importante elemento para o desenvolvimento amapaense. 

2002 – O representante do Governo do Amapá em Santana, Sr. Ivanci Magno, visita a Associação de Moradores do Bairro Fonte Nova (AMBFN), acompanhado do vereador Antônio Nogueira (PT), onde discutem a situação do transporte coletivo e as precárias vias de acesso, prometendo solucioná-las. O vereador Nogueira aproveitou para questionar a construção do centro comunitário do bairro. De acordo com a ata, havia 14pessoas presentes neste evento. 

2005 – Inauguração da sede regional do Sebrae no município de Santana. Antes de ter sua sede própria na cidade, o Sebrae passou por vários endereços. Em 1994, a primeira instalação do órgão foi no Centro Social Urbano Vitória Régia e pelo Banco do Brasil, por onde permaneceu até março de 2000, quando se mudou para um anexo da Biblioteca Pública de Santana em 2001. Seu último endereço alugado entre 2001-2004 na área comercial do município.
O novo escritório possui uma área de 300m, com duas salas e espaço para atendimento. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Macapá e Santana também possui um espaço na mesma sede. De acordo com o Sebrae, até esta data, existiam cerca de 2.300 micro e pequenos empreendedores formais em Santana. 

2007 – Um Incêndio de grandes proporções destrói cerca de 20 estabelecimentos localizados na Área Portuária de Santana. O sinistro, que iniciou por volta das 16 horas, consumiu com fogo diversos prédios antigos, que serviam simultaneamente de comércio e moradia. Como essas edificações foram construídas de forma mista (madeira e tijolos), já apresentavam uma estrutura física deteriorada, e dissolveram mais rapidamente quando foram atingidos pelo fogo.
A situação piorou quando as labaredas chegaram a um depósito clandestino de pólvoras que eram vendidas como munição para ribeirinhos, e ali haviam botijões de gás que encontravam-se estocados nos fundos desses estabelecimentos, oque prolongou na ação conjunta do Corpo de Bombeiros, que levaram mais de uma hora para controlarem as chamas. 

2012 – O Presidente do Tribunal Eleitoral do Amapá (TRE/AP), Desembargador Raimundo Vales, acompanhado da Diretora Geral, Odete Scalco, e da Secretária de Administração e Finanças do TRE-AP, Dilma Pimenta, inspecionam as obras do novo Cartório Eleitoral de Santana. O projeto que iniciou em janeiro de 2012, já conta com um investimento de R$1,3 milhão. Serviços preliminares como limpeza do terreno, construção do barracão, as instalações provisórias de energia e água fria, bem como a locação da placa da obra estão concluídos. O trabalho segue com as escavações, concretagem dos blocos, pilares, vigas, laje treliçada, passagem das tubulações de elétrica, hidráulica e sanitária. A primeira fase das obras está prevista para ser concluída até novembro. 

2014 – O Governo do Amapá anuncia o início da construção do 1º espaço sociocultural de Santana, sendo erguido no bairro Central, tendo como objetivo preservar o desenvolvimento sociocultural do povo amapaense, utilizando a arte e a cultura como instrumentos de capacitação e inclusão social. O local, que será construído com recursos do Ministério da Defesa, em contrapartida com o Governo Estadual, custará no total de R$ 1,1 milhão, e será denominado de "Centro de Arte e Cultura de Santana Bi Trindade".
O nome faz referência ao professor de língua francesa, Benedito Trindade Machado, falecido em dezembro de 2013, conhecido popularmente como Bi Trindade, que também foi fundador do grupo Pilão, um dos grupos mais tradicionais de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário