Possuindo um incomensurável acervo de informações históricas, passando de 11 mil assuntos (entre eles, mais de 300 dados biográficos de pioneiros santanenses e mais de 500 fotos históricas que registram o crescimento demográfico e social da cidade portuária do Amapá).



terça-feira, 28 de julho de 2015

28 de Julho (na História de Santana)


Trem de Santana (AP) com logotipo da empresa MMX quando era concessora da ferrovia amapaense, foto de 2006.



1957 – O navio liberiano SS Transglobe deixa o Porto de Santana, carregando mais de 10 mil toneladas de manganês, com destino aos Estados Unidos (EUA). 

2003 – Técnicos do Instituto de terras do Amapá (Terrap) concluem os vários serviços de inspeção e procedimentos legais com objetivo de regularizar as situações fundiárias de moradores que residem na Ilha de Santana. Tais serviços tiveram início em 14 de julho corrente. 

2008 – A empresa que controla o projeto de minério de ferro Minas-Rio e o Sistema de minério de ferro do Amapá, a Iron-X, passa para o controle da empresa Anglo American, de acordo com transação feita entre o grupo e o empresário Eike Batista, controlador da MMX Mineração. O valor do negocio fica em torno de US$ 5,5 bilhões. Detentor de 62% da Iron-X, Eike Batista ficaria com cerca de US$ 3,4 bilhões. Com a negociação, a MMX é dividida em duas empresas, mas não deixa de existir. São criadas a LLX Logística, que era um braço da MMX e continua sendo a controladora, e a Iron-X, que seria controlada pela empresa Anglo American. Ver dia 05.08.2008. 

2009 – A Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans) anuncia o recadastramento das 125 concessões de táxis existentes no município. A medida tem o objetivo de combater a clandestinidade do setor na região. 

2011 – A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenadoria de Empreendedorismo, participa, do Encontro de Orientação aos Empreendedores Individuais. A Sete palestrou sobre microcrédito e empreendedorismo. O encontro foi promovido pelo escritório do Sebrae em Santana, com apoio do INSS, Receita Federal e Sete. O público-alvo da palestra foram empreendedores individuais formalizados de Santana.
O gerente do Núcleo de Fomento e Crédito Assistido da Sete, João Marcos Ferreira, destacou na sua apresentação os objetivos do Núcleo, que são: promover acesso às linhas de crédito assistido para o desenvolvimento das micro-finanças do Estado do Amapá; articular ações de assistência técnica, tecnológica e gerencial, integradas ao processo de concessão de crédito; apoiar na análise da viabilidade técnica e financeira de propostas oriundas do programa, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário